Mais de 400 corredores de rua participaram, no último domingo, da I Corrida da Cidadania, realizada pelo Sicoob UNIBV. O evento foi mais uma ação de voluntariado realizada pelo cooperativismo para o Dia de Cooperar, ou Dia C. De acordo com o Diretor Presidente da cooperativa de crédito, Dr. Ailton Fernandes, a ação é uma resposta de como se interessar pela saúde e o bem-estar da comunidade. "Estamos muito felizes com esta ação. A Corrida da Cidadania vem para agregar o calendário roraimense no quesito saúde. Nós estamos atendendo ao sétimo princípio que é o Interesse pela Comunidade e claro que a nossa cooperativa não poderia deixar de trabalhar esse ponto.", disse Dr. Ailton. 

O Sistema OCB/RR foi um dos apoiadores da ação, que teve como mote o Dia de Cooperar: a maior ação de voluntariado do cooperativismo brasileiro. Centenas de quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados no momento da retirada dos Kits dos participantes e que serão doados a uma instituição de caridade.

"A Corrida não termina aqui justamente porque se trata de uma campanha de solidariedade. Isso é o que nos move: poder ajudar, através do cooperativismo, a tantas pessoas que precisam de nós.", concluiu o Presidente.

O Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa das cooperativas brasileiras, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha ocorre. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado, na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de orientações contidas em cartilhas, manuais e outros documentos produzidos e distribuídos aos participantes, reforçados por uma ampla campanha de comunicação, com planos de mídia, recursos de informática e peças publicitárias. Fechando as atividades, o Sistema OCB do estado realiza um evento simultâneo com os demais estados participantes do projeto com foco comemorativo e de reconhecimento às ações, onde são ofertados à comunidade atendimentos e serviços voluntários, além de atividades com temas ligados a cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer etc. Assim, mostrando à comunidade cooperativista e demais setores da sociedade, o potencial de atuação das cooperativas no campo da Responsabilidade Social.

Saiba mais

O Sicoob UNIBV é uma cooperativa de crédito cujo objetivo é administrar os recursos financeiros dos associados, proporcionando maior rentabilidade a todos.

Inicialmente pensada para profissionais da área da saúde, desde maio de 2016 é uma cooperativa de livre admissão de associados. Com a mudança, o Sicoob UNIBV pôde crescer e contribuir ainda mais com o desenvolvimento de seus associados.

Integrante do Sistema Sicoob, ao longo de 20 anos de existência em Boa Vista, a cooperativa conquistou mais de 700 associados. E nos anos de 2012 e 2013 foi reconhecida com o status de cooperativa mais eficiente da Região Norte.