A noite desta sexta-feira foi de muito entusiasmo e expectativa para o ramo agropecuário roraimense. Foi dada a largada para a colheita da soja – safra 2018. A solenidade, que aconteceu no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal de Roraima, contou com a presença de várias autoridades do ramo, além de mais de 70 apoiadores.

O Sistema cooperativista não podia ficar de fora e contou com a presença do Presidente Sílvio Carvalho, que discursou durante a solenidade falando da importância do momento da soja no estado. “Nós conseguimos atingir neste ano uma área plantada de 30% a mais do que a mesma se comparado com o ano anterior. Já crescemos mais de 200% desde o primeiro evento da Soja. É realmente um momento muito especial que estamos vivendo. ”, disse o Presidente.

Cooperados de várias partes do estado de Roraima também estiveram presente para prestigiar o momento. Um deles foi Ermilo Paludo, cooperado e que tem contribuído para o crescimento do setor. “A soja é uma âncora que deve puxar as outras culturas. Devemos lutar e muito por um país produtivo e eu acredito que este momento que estamos vivendo, com bastante água para plantar, com muita querendo vencer junto, tenho certeza de que seremos ainda mais fortes.”, disse Paludo.

A expectativa é de que, este ano, sejam colhidas cerca de 120 mil toneladas de grãos.

Confira como foi toda a programação
Sexta-feira (31)

Visita ao Campo Experimental da Embrapa do Água Boa (8h às 12h na BR 174, Km 28, próximo ao AquaMak)
Palestras técnicas "Oportunidades para o Agronegócio de Roraima" (CAF/UFRR)


13h30 - Entrega de material e inscrições
14h - Abertura
14h15 - Integração Lavoura-Pecuária em Roraima (Dr. Amaury B. Bendahan, Embrapa-RR)
15h15 - Calagem e Gessagem para os Solos Roraimenses: Desafios e Soluções (Dr. José Carlos Vieira de Almeida, UEL/Laborsolo)
16h15 -Intervalo
16h30 - Medidas para Mitigar a Entrada de Pragas Quarentenárias na Propriedade Rural (Dr. Daniel Augusto Schurt, Embrapa-RR)
17h30 - Encerramento
Solenidade da "Abertura Oficial da Colheita da Soja em Roraima - Safra 2018" (CAF/UFRR)
19h30 - Abertura Solene
19h40 - Pronunciamentos Institucionais
19h50 - Apresentação de Vídeo Institucional
20h - Apresentação dos resultados do Diagnóstico sobre a Soja em Roraima, realizado pelo Sistema FAERR e a Embrapa
20h30 - Palestra Magna "Soja - Base de Plataforma de Produção de Alimentos para Mercados em Expansão", com Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial
21h30 - Encerramento


Sábado (1º)

Largada da Colheita da Soja com visitação às áreas de lavoura da soja e exposição de Máquinas, Produtos, Tecnologias e Serviços (8h às 15h, na Fazenda Paraíso, KM 76 da BR-401)