DIA DE COOPERAR - Cooperativa recebe recursos para compra de equipamentos e oferta cursos gratuitos de capacitação

2

A Cooperativa de Empreendimentos Solidários de Boa Vista (Coofecs) foi contemplada por um projeto do Fundo Social do Sicredi, que irá permitir a compra de equipamentos e oferecer cursos gratuitos de capacitação. A presidente da cooperativa, Maria dos Santos, conta que a superintendente do Sistema OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Roraima), Jucelia Rodrigues, orientou-os sobre o fundo e eles se interessaram em participar do edital. "Nós fomos contempladas. Graças a Deus!", comemorou Maria.

Por meio do projeto, a Coofecs receberá um total de R$ 38 mil para a compra de máquinas de costura e outros equipamentos que irão complementar o projeto social que atende mulheres da comunidade. A presidente Maria dos Santos está animada com a nova aquisição. "Compramos máquinas, impressora, computador, central de ar. E através dessas máquinas, vamos realizar nossos cursos gratuitos", ressaltou com entusiasmo.

Maria dos Santos expressa gratidão à Cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR, que se tornou parceira e apoiadora do projeto. O objetivo da Coofecs, como parte do Dia de Cooperar – uma iniciativa de ação social das cooperativas contribuindo com a comunidade – é alcançar, no mínimo, 70 mulheres através dos cursos. "E dependendo da situação, os cursos serão contínuos, não vão parar", disse a presidente.

Além desse projeto em parceria com o Sicredi, a cooperativa também participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, distribuindo alimentos para aproximadamente 200 famílias cadastradas. Além disso, os cursos de corte e costura oferecidos pela cooperativa continuam visando o aprendizado profissional.

1

O presidente da Cooperativa Sicredi Celeiro Mato Grosso Roraima, Laercio Lenz, visitou a cooperativa e elogiou o trabalho das costureiras. Ele destacou que o fundo social do Sicredi já existe há 19 anos e investe recursos em entidades beneficentes e sem fins lucrativos. "É muito importante para toda a sociedade. Em 2023, foram destinados R$ 2 milhões para mais de 60 entidades. O objetivo é continuar contando com o apoio dos associados e contribuir cada vez mais para o desenvolvimento social e econômico das comunidades", reafirmou Lenz.

Andrei Alba, gerente regional de desenvolvimento da Sicredi Celeiro MT/RR, conta que é uma alegria falar sobre o Sicredi na comunidade. A cooperativa está em Boa Vista há mais de um ano e já beneficiou diversas entidades por meio de projetos como esse.

"Nossa proposta é construir uma sociedade mais próspera através da cooperação, da educação e do desenvolvimento local. O fundo social do Sicredi é composto pelos associados, que abrem mão de receber parte de seus resultados financeiros para destiná-los a entidades assistenciais", ressaltou Alba.